A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

domingo, 27 de maio de 2012

Muay Thai nas graças da mulherada






















Vários motivos ajudam a explicar o ingresso maciço de mulheres nessa arte marcial, que nasceu na Tailândia. A perda de peso é, de longe, o principal deles. Como a aprendizagem dos movimentos exige uma forte preparação física e muito trabalho cardiovascular, o gasto calórico é acentuado.

Segundo o professor Gibi, o treino de uma hora e meia chega a queimar cerca de 600 calorias em alunos iniciantes, e de 800 a 900 calorias em quem já está mais preparado. "Por ser puxado, sempre aconselho a começar devagar, com duas aulas por semana", ressalta o instrutor. "E como a perda de peso é rápida, o ideal é incluir musculação para evitar flacidez."

Ao contrário do boxe, os movimentos de muay thai não se concentram na parte superior do corpo. Para desferir os chutes, principais golpes da luta, exige-se muito de pernas e glúteos. Mas os braços não ficam de fora. Com luvas de boxeador, treina-se no saco de pancada para aperfeiçoar socos, ganhar agilidade, fortalecer os músculos e se defender dos golpes com mais segurança.

"A luta é indicada até para disléxicos porque desenvolve a coordenação motora", garante Ivam, também diretor da Federação Paulista de Muay Thai Tradicional. Não é à toa que a luta é conhecida também como boxe tailandês e como a arte das oito armas, por usar punhos, cotovelos, joelhos e canelas.

Defesa pessoal também entra como atrativo entre as mulheres. É o que ressalta Wilson Djavan, professor de muay thai, com títulos de campeão paulista, brasileiro, sul-americano. "Não é para sair batendo por aí, mas a prática dessa luta traz confiança, controle emocional e concentração."

Wilson conta que duas alunas já usufruíram da a luta para escapar de agressões. Um caso aconteceu durante uma discussão de trânsito. Apesar da tentativa da garota de resolver tudo com calma, o homem que bateu na traseira do carro dela se alterou e a empurrou durante o imbróglio. Aí não teve jeito: ela desferiu um chute certeiro e o nervosinho caiu, atordoado.

Outra praticante também se defendeu de um abusado que tentava molestá-la numa balada. Com um chute, ela acertou em cheio a genitália e o atrevido se contorceu de dor. "São golpes simples e objetivos que ganham potência com movimentos do quadril", atesta Wilson, que dá aulas na Forlife e na FBI Academia. "A mulher é, por natureza, muito forte e a arte marcial faz brotar ainda mais essa força feminina."

Para começar

Não há uniforme obrigatório, mas alguns itens são essenciais para a prática de muay thai: bandagem (faixa para proteção das mãos), luva de boxe (para treino em sacos de pancada e proteção do rosto) e protetor bucal.

Mesclar musculação às aulas de muay thai também é importante, pois o fortalecimento muscular protege de lesões.

Referência: Leandro Paiva, Muay Thai nas graças da mulherada; Fonte: http://www.estadao.com.br/ Disponível em: http://prontopraguerra.blogspot.com.br/2011/01/muay-thai-nas-gracas-da-mulherada.html Acesso em: 27/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário