A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

domingo, 13 de maio de 2012

Importância da Orientação Médica para a Prática Saudável de Exercícios Físicos



O estudo Interheart, publicado em 2004, mostrou que a prática regular de atividades físicas reduz em 14% a ocorrência de infarto agudo do miocárdio na população global. Apesar dos benefícios dos exercícios físicos serem de conhecimento geral, infelizmente, poucos médicos aproveitam a consulta para orientar seus pacientes a este respeito. Um estudo realizado em nove países da Europa e recente publicado no European Journal of Cardiovascular Prevention and Rehabilitation revelou que apenas 38% dos médicos abordam este tema nas consultas de pacientes considerados de alto risco para a ocorrência de infarto, ou seja, aqueles que mais se beneficiariam da prática regular de atividades físicas. Apesar de existirem poucos estudos sobre aconselhamento médico para a prática de exercícios em nosso país, alguns dados interessantes merecem comentário.
Em Pelotas, quase 1000 pacientes foram entrevistados, e cerca de 50% deles recebeu conselhos de seu médico para praticar atividade física. Entretanto, estes conselhos limitaram-se a indicar caminhadas, sem que fossem dadas orientações precisas sobre intensidade, freqüência ou duração destes passeios. Em 2011, foi publicada uma metanálise muito interessante no JAMA por um grupo de pesquisadores brasileiros. Nesta metanálise, fica claro que melhor controle da diabetes é conseguido quando o exercício é efetivamente prescrito e não apenas sugerido.
Qual a diferença? Imaginem sair de um consultório médico com a seguinte orientação: “Tome estes medicamentos regularmente, mas não abuse”. Quantos comprimidos deverão ser tomados? Em quais horários? O mesmo acontece quando falamos sobre atividade física. Para que os benefícios da prática de exercícios sejam alcançados, e seus efeitos colaterais evitados ou minimizados, é essencial a prescrição, indicando tipo de atividade, freqüência, intensidade e duração. Tais limites serão definidos não só por sua condição física, mas também pela presença e gravidade de diversas doenças. A orientação de  um profissional especializado em medicina do esporte permitirá a prática de exercícios com o máximo de benefícios e o mínimo de riscos para a sua saúde.

Referência: Dra. Renata Castro Disponível em: http://www.buscasaude.com.br/materias-bem-estar/importancia-da-orientacao-medica-para-a-pratica-saudavel-de-exercicios-fisicos/ Acesso em: 13/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário