A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

domingo, 27 de maio de 2012

DEFESA PESSOAL


Não há dúvidas de que um dos objetivos de qualquer praticante de artes marciais é a defesa pessoal. No entanto, a maioria dos estilos conhecidos é praticada, hoje em dia, visando mais o lado esportivo, o que pode tornar estes estilos menos efetivos em um combate real. Mas existem algumas artes marciais que foram criadas especificamente para a defesa pessoal. Estes estilos não são considerados uma forma de esporte já que não existem competições nem regras que limitem a aplicação das técnicas destas artes marciais. Desta forma são desenvolvidos reflexos normalmente ausentes em lutadores de artes marciais esportivas (proteção da nossa zona genital e dos olhos, por exemplo). O objetivo não é vencer ou marcar pontos, mas manter-se vivo em situações de perigo real. Por isso qualquer golpe é válido: ataque aos genitais, aos olhos, garganta, mordidas, bem como o uso de qualquer material que estiver disponível como arma (galhos, pedras, celular, guarda-chuva, bengala, etc.). Nesses estilos são dispensados os floreios artísticos pois não se busca a plasticidade e beleza dos movimentos, mas a simplicidade, rapidez e eficiência.
  • Kombato: é uma sigla para "combate total", é um sistema de segurança, defesa pessoal e arte marcial brasileiro de origem militar. Utiliza uma combinação de chutes, socos, projeções e muito treinamento com armas, especialmente facas e bastões. O sistema é utilizado pelos guarda-costas no Brasil para proteger autoridades e figuras políticas e existe um programa de Kombato adaptado para os civis, ministrados em academias, clubes e por meio de aulas particulares também. O objetivo do sistema é fazer com que seus praticantes estejam atentos, com uma grande noção de segurança e percepção, para poder reconhecer e neutralizar ameaças. O sistema ensina movimentos com e sem armas, tanto em pé, quanto no chão. Novas técnicas e aperfeiçoamento das antigas acontecem periodicamente, e todas as técnicas são checadas em situações reais e simulações pelo seu time de instrutores antes de serem ensinadas aos estudantes. 
  • Krav Magá: significa combate corpo-a-corpo em hebraico. É um sistema de defesa pessoal baseado na simplicidade e eficácia. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate. Todos os golpes são permitidos e treinados como uma forma de ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais rápido e eficaz possível. É considerado um dos melhores métodos de defesa pessoal do mundo. O Krav Magá permite a qualquer um defender-se de qualquer agressão, mesmo no cenário violento que nos rodeia. A ideia básica é tratar da ameaça imediata, neutralizando o agressor e procedendo a todos os passos de maneira simples e eficaz, tentando tirar a vantagem da iniciativa do oponente o mais rápido possível. Deve-se tentar causar o máximo possível de dor ao agressor, genitais, olhos, e outras zonas de golpes baixos são enfatizados a fim de causar o maior dano ao adversário. Se a situação obriga, é perfeitamente aceitável fugir do conflito, pois o objetivo é permanecer vivo. É utilizado aproximadamente 2/3 do peso do corpo para atacar. O Krav Magá pode ser utilizado contra oponentes armados de várias maneiras ou contra vários adversários ao mesmo tempo. É também um método de defesa muito eficaz em ambientes fechados. O Krav Maga, como outras artes marciais, possui um sistema de graduação baseado em cores de faixas: amarela, laranja, verde, azul, marrom e preta. 
  • Systema: O Systema é uma arte marcial de origem russa, e começou a ganhar visibilidade internacional após o fim do comunismo. Ele integra o treinamento de unidades de elite das forças militares russas e é totalmente voltado para o estudo do combate. Não há competições nem faixas; a única distinção que se faz é para os instrutores certificados. A filosofia é bem aberta - tudo que estiver relacionado ao combate pode ser objeto de estudo. Treina-se em pé ou no solo, incluindo armas (facas, armas de fogo, bastões, correntes, etc.) ou objetos comuns como cadeiras, mesas e bancos. Não há a preocupação de memorizar técnicas, mas existem movimentos simples que são frequentemente incorporados à movimentação. Conhecimentos prévios de outras artes marciais também são bem-vindos. 

Referência: Disponível em: http://www.artes-marciais.net/ Acesso em: 27/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário