A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alterações dermatológicas



Alteração da pele

Dos tumores existentes, o câncer é o mais freqüentes. Muito deles poderiam ser evitados se medidas de prevenção fossem aplicadas em tempo apropriado, permitindo assim a cura. Existem três tipos de câncer de pele:carcinoma basocelular, espinocelular e melanoma.

Qualquer pessoa pode ter Câncer de pele, principalmente as de pele, olhos ecabelos claros, que sempre se queimam e nunca se bronzeiam. Além desses,ruivos e “portadores de sardas”, pessoas que se expões ao sol por muito tempoou os que possuem história familiar de tumor na pele estão no grupo de risco.

Como reconhecer os sinais precoces
Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida,avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida.Uma “pinta” preta ou acastanhada que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e cresce de tamanho. Uma mancha ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas,erosões ou sangramento. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do Câncer da pele. Eloá se encontra nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial. A exposição excessiva e prolongada ao sol contribui não só para o risco no desenvolvimento do câncer como no envelhecimento da pele. É importante lembrar que o efeito da radiação ultravioleta é cumulativo, ou seja,mesmo depois de parar de se expor ao sol, as alterações da pele podem semanifestar anos depois. Além da radiação solar, outros fatores como raios-X e certas substânciasquímicas podem levar ao câncer da pele

  
Como prevenir

Examinando sua pele regulamente e reconhecendo os sinais precoces de tumor.P rotegendo-se dos raios solares do uso de roupas e/ ou filtros solares adequados. Não se esqueça que a radiação entre 10 horas da manhã e 3 horas da tarde é prejudicial. Não aconselhamos o uso do bronzeamento artificial. Não esqueça: O importante com relação ao câncer da pele, é que é possível prevenir-lo e curá-lo quando diagnosticado precocemente.

Escabiose (ou sarna)

A escabiose (ou sarna) é causada por um ácaro parasita, transmitida de uma pessoa a outra pelo contato direto. A sana acomete a qualquer pessoa,independente de raça, idade ou hábitos de higiene pessoal. A doença écaracterizada por uma coceira intensa, principalmente á noite, na região doumbigo, axilas ou entre os dedos das mãos. A sarna forma pequenas crostas nasáreas mais quentes do corpo: entre os dedos, atrás dos joelhos, atrás doscotovelos, nádegas, virilhas, umbigos e mamas. Nas crianças, acomete todocorpo – inclusive as palmas das mãos, as plantas dos pés e o couro cabeludo.Todas as pessoas que moram na mesma casa do portador da sarna devem ser tratados ao mesmo tempo, com uso local ou oral – dependendo da orientação dodermatologista. As roupas devem ser trocadas e lavadas diariamente.

Como a escabiose é transmitida?
O contágio normalmente ocorre através de contato direto com o doente(inclusive relação sexual) ou contato indireto com vestimentas ou roupas decama usada por ele/ela.

Quais os sintomas os sinais de sarna?
Após o período de incubação de cerca de 3 semanas, uma erupção pruriginosaaparece nos dedos das mãos, punhos, axilas, mamilos, genitais, área Periumbilical e nádegas. Ela é caracterizada por pápulas (“bolinhas”) e lesões emtúnel lineares) de trajeto sinuoso, és vezes pouco visíveis. Além disso,encontramos também, escoriações causadas pelo ato de coçar, infecçõesSecundárias e nódulos na bolsa escrotal ou pênis. Em crianças, as lesõeslocalizam-se também no couro cabeludo, palmas das mãos e planta dos pés.

Como é feito o diagnóstico?

Baseando na história de prurido noturno e nas lesões encontradas nas áreassugestivas, qualquer dermatologista é capaz de fazer o diagnóstico clínico que pode ser facilmente confirmado com um exame direto do material era raspadoda pele do doente e examinado ao microscópio.

Como é feito o tratamento?
Existem vários medicamentos de uso tópico que podem ser utilizados notratamento da escabiose. São soluções escabicidas que normalmente devem ser diluídas e aplicadas á noite, no corpo todo do individuo, por alguns dias, não hánecessidade de ferver roupas de cama ou pessoais, pois o acaro não sobreviver  por muito t5empo fora do hospedeiro.Existe também a possibilidade de tratamento com medicação oral que deverá ser  prescrita pelo seu médico.Os sabonetes escabicidas que não costumam ser eficazes e produzem, emdiversos casos, reações alérgicas que pioram.Todas as pessoas que residem na casa do doente devem ser examinadas oumesmo tratadas, ás vezes com doses menores da medicação Gestante e lactentesnão devem utilizar os mesmo medicamentos que as outras pessoas acometidas por esta zoonose.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, também conhecida como lepra. Se uma área da pele apresenta queda dos pelos, manchas brancas ou avermelhas , estár esse cada e com sensação de formigamento e dormência, isso pode ser hanseníase. Em alguns casos, também pode haver diminuição da força muscular. A doença afeta a pele e os nervos, e as manchas podem estar localizadas em qualquer parte do corpo. Normalmente, os locais mais comuns são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas e pés) e o rosto.Assim que uma mancha com essas características for notada, você deve procurar um dermatologista. Isso porque a hanseníase tem cura, mas quando não há tratamento a doença pode causar deformidades, principalmente, nas mãos e pés. A hanseníase pode ser transmitida pelo contato com uma pessoa sem tratamento,através das vias respiratórias. Entretanto a maioria das pessoas não adoecequanto tem contato com a bactéria porque tem uma resistência natural para combater a doença.
 
O tratamento da hanseníase é fornecido gratuitamente pelo Governo a todos os doentes, o tratamento é o chamado de poliquimioterapia (PQT), porque é composto por dois ou três medicamentos. O tratamento pode durar de 6 a 24meses, dependendo de cada caso.

Manchas
Você sabia que manchas na pele podem ser caracterizas de algumas doenças?Observe sempre a sua pele para identificar algumas dessas doenças.

LUPUS
O lúpus eritematoso cutâneo é uma doença que afeta principalmente asmulheres, na idade entre 20 e 40 anos. São manchas vermelhas que aparecemnas áreas expostas ao sol, como o rosto, a região do decote, os brancos e o courocabeludo. Essas parecem que se forma uma cicatrizes. Elas podem mudar de cor,variando para marrons ou brancas. E raramente há comprometendo de outrosórgãos.O diagnóstico do lúpus eritematose é feito através de biopsia da pele. Éimportante que os pacientes evitem a exposição ao sol, pois as lesões podemaumentar e piorar. Além disso, devem usar filtro solar diariamente, roupas demangas longas (sem decotes), chapeis e bonés. Os tratamentos complementaresdevem ser prescritos pelo dermatologista.

Psoríase

A psoríase é um a doença de pele muito freqüente, de causa desconhecida ecomum em pessoas da mesma família. Não é uma doença contagiosa, pode ser tão discreta e atingir grandes partes do corpo – nesses casos, é preciso calma e paciência para que o tratamento tenha sucesso.A doença é caracterizada pelo9 aparecimento de manchas ou placas vermelhasno corpo com descamação intensa. As principais áreas que manifestam a doenças são: joelhos, cotovelos, couro cabeludo e dorso. A psoríase inflama a pele, que fica bem vermelha e com aspecto espesso como escama.O dermatologista faz o diagnostico de psoríase exami8nando a pele, as unhas e ocouro cabeludo do paciente. Se existe duvida no dia diagnostico pode ser feitasuma biopsia de pele. O tratamento é baseado na idade, no estilo de vida na paciência e na severidade do quadro de psoríase.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença que destrói as células que contem o pigmentoresponsável pela cor da pele; por isso, aparecem manchas brancas, no local, acausa da doença ainda é desconhecida e na grande maioria dos casos não hánenhum prejuízo para a saúde. O vitiligo não é contagioso e nem hereditárioapesar de em alguns casos serem encontrados anteceder familiares com adoença. Os locais mais afetados são as mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos,rostos e região genital. Certos fatores podem desencadear o vitiligo em algumas pessoas, como ferimentos e inflamações na pele, queimaduras solares e estresse. Dependendo da localização, da extensão e do tempo em que o vitiligo apareceuno corpo, a doença pode ser curada, no entanto, a ciência ainda não descobriuquais os fatores que determinam a possibilidade de cura. Assim, alguns pacientes conseguem resultados positivos, outros não. Ou seja; existe um fator  próprio em cada pessoa que determina a reação do corpo á doença. Os mesmo medicamentos utilizados em que se curou podem não funcionar em outra pessoa. Não se sabe que fator é esse, e não se podem prever quem será curado ou não.Todo tratamento é uma tentativa. O que sabemos é que o estado emocional influencia na manifestação e notratamento da doença. Pessoas muito tensas, preocupadas, ansiosas e depressivastêm maior probabilidade de serem tomadas por novas manchas de vitiligo.Portanto, é necessário que o paciente tente aliviar as tensões emocionais paramelhores resultados. O tratamento do vitiligo pode variar desde o uso de medicamentos locais e por comprimidos, até a indicação de técnicas cirúrgicas, radiação ultravioleta oulaser. O dermatologista deverá indicar o melhor tratamento para o paciente,observando o tipo e o estágio do vitiligo, pois o resultado depende da capacidadede ração do organismo. No entanto, na ausência de tratamento, vitiligo tende aaumentar e comprometer outras partes do corpo.

Micoses

Manchas brancas ou avermelhadas que causam coceiras, em áreas dedobras ( como axilas, virilhas, entre os dedos as mãos e pés), podem ser micoses.Existem diversos tipos de micoses, todas causadas por fungos. Vamosconhecer algumas delas;Pitiriase versicolor: é uma micose muito freqüente, pequenas como umconfete.Podem estar agrupadas ou isoladas, e normalmente aparecem na partessuperiores dos braços, troncos, pescoço e rosto.
Sua superfície tem uma descamação fina, com a tonalidade variando entreo branco, rosado ou castanho, e pode coçar. A pitiriase versicolor é mais comumem adolescentes e jovens, sendo que pessoas podem ter efeito commedicamentos locais ou orais. No entanto, esta micose pode voltar ao corpo por varias vezes.Sua superfície tem uma descamação fina, com a tonalidade variando entreo branco, rosado ou castanho, e pode coçar. A pitiriase versicolor é mais comumem adolescentes e jovens, sendo que pessoas podem ter efeito commedicamentos locais ou orais. No entanto, esta micose pode voltar ao corpo por varias vezes.
Pênfigos
Os pênfigos são doenças que atingem a pele e mucosas (boca, olhos egenitais) causando bolhas feridas e crostas. Os Pênfigos não são contagiosas, esua causa é desconhecida pela medicina,. Há duas formas da doença: pênfigosvulgar e pênfigos foliáceo.O pênfigos vulgar é relativamente raro e ocorre em homens e mulheresacima dos 40 anos. Geralmente começa com feridas na boca, nos olhos ou nosgenitais. Depois surgem bolhas muito dolorosas no rosto, tronco, braços e pernas, atingindo grandes áreas e acompanhadas de muitas fraquezas.O pênfigos foliáceo, também chamado de fogo selvagem, é menos gravedo que o pênfigos vulga. No Brasil, ocorre principalmente nas áreas rurais deGoiás, minas gerais de Goiás, minas Gerais, mato grosso, mato grosso de sul,São Paulo e Paraná; é mais comum em adultos, jovens e p0ode acometer várias pessoas de uma mesma família, incluindo as crianças as crianças. Nos pênfigosfoliáceos surgem bolhas que se rompem facilmente, formando escamas. Ele nãoatinge as mucosas. As lesões costumam aparecer nas áreas expostas ao sol,como face, região do couro cabeludo, e depois espalham para o corpo todo.O diagnóstico é feito pelo exame clinico feito pelo dermatologista econfirmando por biopsia. O tratamento é feito com medicamento de uso oral econtrole rigoroso pelo dermatologista
Urticária
A urticária é uma doença muito comum, caracterizada pela formação de placas avermelhadas na p0ela que causam muita coceira ou sensação dequeimação. Podem se formar placas isoladas ou em grupos, em qualquer localdo corpo. Essas desaparecem espontaneamente em algumas áreas, sem deixar marcas.As lesões da urticária variam de tamanho, e podem formar áreas deedemas ( placas roxas) e inchaços. Geralmente coçam muito e podem apresentar sensações de queimação. Quando a urticária acomete os abios, as pálpebras ouórgãos genitais o inchaço regride em monos de 24 horas.A urticária pode aparecer com uma reação do organismo a alergias, produtos químicos, alimentos ou medicamento. Alguns alimentos que podemcausar urticárias são: castanhas, chocolates, tomates, ovos, leite e corantes
Cetep CaxiasApostila de Depilação60
 

Pênfigos

Os pênfigos são doenças que atingem a pele e mucosas (boca, olhos egenitais) causando bolhas feridas e crostas. Os Pênfigos não são contagiosas, esua causa é desconhecida pela medicina,. Há duas formas da doença: pênfigosvulgar e pênfigos foliáceo.O pênfigos vulgar é relativamente raro e ocorre em homens e mulheresacima dos 40 anos. Geralmente começa com feridas na boca, nos olhos ou nosgenitais. Depois surgem bolhas muito dolorosas no rosto, tronco, braços e pernas, atingindo grandes áreas e acompanhadas de muitas fraquezas.O pênfigos foliáceo, também chamado de fogo selvagem, é menos gravedo que o pênfigos vulga. No Brasil, ocorre principalmente nas áreas rurais deGoiás, minas gerais de Goiás, minas Gerais, mato grosso, mato grosso de sul,São Paulo e Paraná; é mais comum em adultos, jovens e p0ode acometer várias pessoas de uma mesma família, incluindo as crianças as crianças. Nos pênfigosfoliáceos surgem bolhas que se rompem facilmente, formando escamas. Ele nãoatinge as mucosas. As lesões costumam aparecer nas áreas expostas ao sol,como face, região do couro cabeludo, e depois espalham para o corpo todo.O diagnóstico é feito pelo exame clinico feito pelo dermatologista econfirmando por biopsia. O tratamento é feito com medicamento de uso oral econtrole rigoroso pelo dermatologista

Urticária

A urticária é uma doença muito comum, caracterizada pela formação de placas avermelhadas na p0ela que causam muita coceira ou sensação dequeimação. Podem se formar placas isoladas ou em grupos, em qualquer localdo corpo. Essas desaparecem espontaneamente em algumas áreas, sem deixar marcas.As lesões da urticária variam de tamanho, e podem formar áreas deedemas ( placas roxas) e inchaços. Geralmente coçam muito e podem apresentar sensações de queimação. Quando a urticária acomete os abios, as pálpebras ouórgãos genitais o inchaço regride em monos de 24 horas.A urticária pode aparecer com uma reação do organismo a alergias, produtos químicos, alimentos ou medicamento. Alguns alimentos que podemcausar urticárias são: castanhas, chocolates, tomates, ovos, leite e corantes
presentes nos alimentos industrializados. Entre os medicamentos que podemcausar a doença estão os antibióticos analgésicos, sedativos, antiácidos,vitaminas, e laxantes. Por isso, o melhor tratamento é descobrir a causa daurticária e evitar o contato com esse agente além dos antialérgicos que deverãoser prescritos pelo dermatologista.

Dicas :

A depiladora deve informar ao cliente que a melhor medida dos pêlos paraa depilação é em torno de três mm de comprimento. Se estiverem mais curtosque isso fica difícil de remover-los. Mais longos, eles podem quebrar e encravar.O cliente deve ser informado também de que não deve usar ácidoretinóico e derivados (produtos para renovação celular) um ou dois dias antes da depilação. Outra boa informação para o cliente é que a aplicação de produtosesfoliantes (produtos a base de sílicas) 3 a 5 dias antes da depilação ajuda aevitar pêlos encravados. No dia de arrancar os pêlos pele absolutamente limpa! Nada de produtos com álcool, antes e depois da depilação, porque desidratam e torna a pele mais sensível. A depiladora deve usar 4 produtos calmantes e anti-sépticos na pele do cliente, após a depilação. O cliente precisa ser avisado de que a exposição ao sol, antes e após adepilação, deixa a pele mais vulnerável ao risco de manchas. É preciso ter um cuidado maior com morenas e negras, porque há mais perigo de manchas na pele. A depiladora não deve depilar, em hipótese alguma , áreas queimadas ou machucadas.

Não existem receitas precisas

Resumo, aí vão as sugestões mais recomendadas de como uma depiladora profissional deve se comportar em seu dia-dia. Receba o cliente com simpatia, pergunte sobre o serviço desejado e dê asinformações necessárias. Acompanhe o cliente até a cabine, indicando-lhe onde colocar a roupa eos demais pertences. Mostre-lhe a toalha ou a bata descartável com a qual ele poderá se cobrir e, assim, diminuir qualquer constrangimentos. E a calcinhadescartável, se necessário lave as mãos na presença do cliente para lhe transmitir maior confiança. Observe discretamente as condições da pele e do pêlo do cliente e façadiagnóstico, registrando-o em um a ficha, se o cliente é antigo, consulte suaficha e anote qualquer novidade. As fichas com dados pessoais dos clientes sãométodos a ser empregados. E tranqüilidade ao cliente no que diz respeito aocontrole de saúde e seu bem- estar.




Referência: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao Acesso em: 28/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário