A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

domingo, 29 de abril de 2012

Shiatsu para Cervicalgia




O Shiatsu é uma terapia preventiva. Embora não seja oficialmente reconhecido pela Sociedade Científica, o Shiatsu também atua com sucesso em diversas patologias. Muitas vezes, auxiliando outros tratamentos e, em muitos casos, como última alternativa de alívio da dor.
No caso de cervicalgias, cujo mal pode ter inúmeras causas, nem sempre o Shiatsu pode solucionar, mas um grande número de pessoas que se submete ao tratamento com essa técnica, relata os ótimos resultados obtidos.
As causas prováveis de cervicalgia, nos dias de hoje, referem-se principalmente em relação a trabalhos repetitivos. As pessoas permanecem durante muito tempo sentadas em frente ao computador e não têm o hábito de interromper o trabalho, nem que seja por alguns minutos, para fazer alongamentos e movimentar o corpo. A tensão e a dor concentram-se na área do pescoço e ombros.
Esse tipo de problema está aumentando a cada dia. Antigamente, as pessoas voltavam para casa e repousavam para recuperar as energias. Atualmente, a tecnologia invadiu também os lares. As pessoas retornam para casa, após um dia estafante de trabalho e, chegando em casa, voltam novamente para o computador ou ficam assistindo à televisão com má postura, geralmente deitados no sofá, sobre almofadas. Esse hábito já está definitivamente arraigado nas pessoas, é um problema crônico mundial, do qual é muito difícil libertar-se sozinho.
A solução é valer-se das terapias alternativas, como massagem e Shiatsu; também a prática de exercícios e alongamentos é indicada:
Foto 1 – Os pontos marcados em vermelho indicam a localização do músculo esternocleidomastóideo e os pontos pretos, a localização do músculo escaleno. Pressionar 3 vezes cada ponto.
Foto 2 – Uma das mãos do terapeuta apóia a têmpora do paciente e, com o polegar da outra mão, pressiona com peso equivalente a 10 kg. Quando o paciente sentir dor, não retirar e não aumentar a pressão. Permanecer durante 5 segundos.Inspirar para reduzir a pressão e tirar o polegar.
Foto 3 – Na mesma localização, porém do outro lado do pescoço, o mesmo procedimento.
Foto 4 – O terapeuta ergue a cabeça do paciente, apóia o cotovelo na barriga e pressiona com o peso do seu corpo nos mesmos pontos da foto 1.

Foto 5 – O terapeuta vai pressionando e descendo gradativamente com o polegar, em direção à clavícula.
Foto 6 – Pressionar com o polegar em direção ao músculo escaleno.
Foto 7 – Erguer a cabeça do paciente, apoiando-a no peito do terapeuta e continuar pressionando em direção ao músculo trapézio.
Foto 8 – Localização de pontos no músculo trapézio, direcionados para o osso cervical.
Foto 9 – Com a cabeça do paciente erguida, o terapeuta pressiona em direção à cervical.
Foto 10 – Pressionar o músculo masseter.
Obs. O maxilar contrai-se muito quando há dor intensa na região do pescoço em geral.

Foto 11 – Colocar o dedo médio na cervical, pressionar direcionando para a nuca.
Foto 12 – O paciente deve relaxar e soltar todo o peso da cabeça.
Foto 13 – Aplicar a técnica da palma no grande peitoral para liberar a região do peito, pois para liberar a tensão nas costas, primeiro deve-se liberar o peito.
Foto 14 – Pontos nos braços para relaxar. Em casos de cervicalgia, os braços são também atingidos.
Foto 15 – Há casos em que é necessário além do Shiatsu, também utilizar a técnica de massagem japonesa An Ma, com uso de creme ou óleo para facilitar o deslizamento.
Foto 16 – Espalhar o creme e fazer percussão suave no maxilar e no pescoço.

Foto 17 – Segurar a cabeça firmemente e massagear o pescoço com a técnica de deslizamento.
Foto 18 – Pressionar e deslizar com o polegar o mais lentamente possível.
Obs. Manter a pressão contínua, não aumentar nem reduzir.O nível adequado da pressão é até o ponto que o paciente possa agüentar; sem exageros.
Foto 19 – Após o deslizamento, fazer percussão o mais suave possível, para relaxar.
Foto 20 – Deslizar o músculo trapézio, com o polegar, em direção ao ombro.
Foto 21 – A posição do terapeuta deve ser mais inclinada, utilizando a técnica de deslizamento em direção à escápula.
Foto 22 – Observe a foto. O paciente deve ficar com a cabeça bem solta, largando todo o peso. O terapeuta movimenta as mãos como se estivesse remando. Finalizar com percussão suave no pescoço, para relaxar.
Obs.O presente trabalho é uma mescla de Shiatsu com a técnica de massagem japonesa An Ma. Experimente e verá o excelente resultado.


Mestre Hisayuki Yasui
Shiatsuterapeuta
Rua Otávio Rocha, 134 – 6º andar
90020-150 – Porto Alegre – RS
Tels.: (51) 3225-8328 / 3225-4535
e-mail: atsukai@hotmail.com


Referência: Disponível em: http://www.revistapersonalite.com.br/ Acesso em: 29/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário